sexta-feira, julho 27, 2012

MULHERES DE MOTO NA MODA

Moda para motociclistas, porque segurança e beleza podem andar juntas








Se você pensa que andar de moto é algo deselegante e feito só para marmajos, melhor pensar um pouco mais. Segundo dados da Fenabrave, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, mais de 25% das motos que saem das lojas hoje são compradas por mulheres. Os cálculos apontam para aproximadamente 270 mil mulheres pilotando motos em todo o país. Eu certamente entrei nessa estatística como piloto de motos há mais de 10 anos (é bem verdade que ando meio aposentada, mas uma vez motociclista, sempre motociclista).
De olho nesse mercado em expansão, algumas montadoras e marcas de equipamentos de segurança já estão focando o público feminino. Só para exemplificar, a Harley-Davidson, uma das mais famosas e desejadas marcas de moto do mundo, já está produzindo nos Estados Unidos veículos mais baixos, com assentos mais finos e macios para as mulheres. No Brasil, algumas empresas estão investindo nesse filão e oferecendo capacetes, jaquetas e calças com desenhos e cortes diferenciados para moldar o corpo das motociclistas.
Mas e como ficam a beleza e o charme feminino na vida cotidiana das mulheres que usam a moto como meio de transporte? Com um pouco de bom-senso e uma pitada de elegância dá para resolver esse problema. O cuidado com a saúde e com a segurança deve ser uma constante. Em primeiro lugar, toda motociclista que se preze deve ter no armário alguns casacos: de frio, de chuva e outros fininhos para proteger a pele do sol e da sujeira. Existem modelos de todas as cores, tecidos e preços. Aqueles com cores fortes ainda têm a vantagem de chamar mais a atenção no trânsito e garantir que você seja vista pelo motorista ao lado, evitando alguns sustos e até acidentes. Numa região tropical como a nossa, usar protetor solar no rosto e nos braços e óculos escuros com proteção contra os raios ultra-violetas não podem ser considerados frescura. É pra usar mesmo. Aproveite que os óculos escuros enormes, com armações coloridas, de plástico ou de acrílico (cuidado com os de metal que em caso de acidente podem machucar os olhos).



Cuidados com os pés


A legislação de trânsito não permite o uso de sandálias sem amarração (como as havaianas, por exemplo). Então se você vai para a praia ou quer usar uma rasteirinha, melhor colocar na bolsa e se trocar quando chegar lá. O mesmo vale para sapatos de salto muito alto, que podem ser perigosos na hora de passar as marchas ou para apoiar o pé no chão. Sapatinhos fechados e charmosos são os ideais, protegem os pés, são seguros e bem femininos. Invista numa boa galocha para os dias de chuva, vão valer a pena.
Saias e vestidos
Quem foi que disse que mulher que anda de moto tem que esquecer que pode usar saias ou vestidos? De jeito nenhum! Principalmente se você anda de motoneta, que permite sentar com as pernas juntinhas na frente. O segredo está em escolher bem os modelos que você vai usar. Modelagens menos esvoaçantes e que ficam mais junto ao corpo são mais difíceis de levantar com o vento. Outra dica é usar shorts ou calças legging por baixo, você vai ficar mais tranquila na direção.
Bolsas e mochilas
Vejo por aí a mulherada com uma bolsinha pendurada debaixo do braço andando de moto, com alça curta, como se estivesse andando pela rua. Isso não pode gente, a bolsa pode facilmente atrapalhar a direção já que pode cair, puxar o braço para uma direção indesejada, tirar a outra mão da direção para arrumar a bolsa e por aí vai. Prefira bolsas de alça longa, tipo carteira, que fica pendurada no ombro e atravessada no corpo, ou mochilas. Se sua moto tem compartimentos você pode andar com uma bolsa mais delicada dentro, é até melhor.
Não precisava nem falar de capacete. Todo mundo está cansado de saber que deve usar, não só por causa das multas mas principalmente pela segurança. Tem rosa, vermelho, colorido, customizado, não importa. Mesmo que seja uma moto pequena, prefira aqueles fechados, com queixeira, mesmo que não seja o mais bonito é o mais seguro. Acredite. Palavra de motociclista.

 




.

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas,e sempre que der fale mais sobre mulheres de moto.Obrigada!

    ResponderExcluir